Como utilizar o Google Adsense como forma de rendimento?

Hoje vou dar ínicio a uma série de artigos sobre o Google Adsense. Tenho recebido com alguma frequência questões por email relativamente ao Adsense, especialmente no que concerne ao ganhos. São poucos os que não se queixam de baixos rendimentos ou de uma performance aquém das suas expectativas.
Vamos então introduzir o Adsense em diversos artigos, com dicas práticas para o melhoramento dos seus anúncios e para o aumenta dos seus lucros directos.

Muitos são os que procuram o Google Adsense para conseguirem lidar com os custos de manutenção do blog ou do website, no entanto, é preciso não esquecer que um blog não pode, nem deve, tornar-se demasiado dispendioso à medida que vai recebendo cada vez mais tráfego e visitantes.

Como utilizar o Google Adsense como forma de rendimento?

Antes de começar a fazer recomendações, é importante que tenha em mente que dificilmente ficará rico com o Google Adsense. O Adsense deve ser um complemento do seu blog, capaz de lhe gerar cerca de 30 a 45% dos lucros globais, nunca muito mais do que isso. Não se torne um Google-dependente, porque os resultados podem tornar-se manifestamente negativos, quando as coisas correrem mal.
Sendo assim, eu vou assumir uma série de coisas relativamente a quem pretende ler e comentar estas séries de artigos:

  • Que você tem um blog e pretende rentabilizá-lo com o Google Adsense;

  • Que você sabe o que é o Google Adsense e como ele funciona;

Existem claramente diversos factores que alteram a forma e o comportamento dos nossos lucros através do programa Google Adsense. Já foram escritos imensos livos e eBooks sobre o Google Adsense, com truques, dicas e muita teoria, mas o objectivo desta série de artigos é ser um pouco mais claro e objectivo, e sem grandes rodeios.
Existem algumas normas base que influenciam directamente os seus lucros no Adsense, tome nota:

  • Níveis de Tráfego
    O tráfego é provavelmene um dos factores chave para os rendimentos do Google Adsense. Quanto mais visitantes tiver, mais pageviews produzir, e mais atenção conseguir captar, maior será o número de cliques na sua publicidade, e consecutivamente os seus lucros irão aumentar.
    Por vezes tomamos certas decisões que influênciam directamente os nossos ganhos no Adsense. Não sei se já alguma vez teve a experiência de receber muitas visitas no seu blog, numa altura em que a sua média de visitantes era bastante mais baixa. Normalmente quando o fluxo de visitantes e pageviews aumenta, os ganhos aumentam proporcionalmente também. Portanto, quanto mais tráfego - mais dinheiro.


  • Os anúncios que pagam bem
    Existem diversos tipos de anúncios no Google Adsense. Aqueles que pagam, aqueles que pagam bem e aqueles que pagam muito bem.
    Geralmente os rendimentos dos anúncios estão directamente ligados ao tipo de anúncio. Recentemente o Rui Augusto do Tolnetwork comentou num blog sobre Dinheiro, que os anúncios Adsense naquele tipo de blogs dificilmente geram dinheiro. Primeiro porque é um meio com demasiada concorrência, os anúncios valem pouco dinheiro por clique, e depois porque é um meio onde existe muito blogger e webmaster que não se interessa por andar a clicar na publicidade Adsense no vizinho.
    Uma das grandes chaves para o sucesso com o Adsense, é escolher um nicho de mercado com pouca concorrência e anunciantes. Geralmente nesses nichos é possível conseguir um preço por clique altissimo, e poucos cliques irão garantir-lhe uma boa mesada.

  • Anúncios Relevantes
    Outras das chaves para o Adsense, são os seus anúncios relevantes. Quanto mais relevante for o anúncio, maior será a probabilidade de quem o ler, clicar.
    Se imaginar que tem um blog sobre viagens, mas que a sua publicidade Adsense está a anunciar automóveis para aluger, o mais provável é não ter muito sucesso.
    Existe uma forma de tornar a sua publicidade Adsense mais contextualizada e relevante, e considero-a extremamente importante numa abordagem deste tipo.
    Analise bem a sua publicidade e o tipo de publicidade que o seu blog está a apresentar, e pergunte-se a si mesmo, se clicaria nela.

  • Anúncios Optimizados e Design
    Outras das chaves para o sucesso com o Adsense, prende-se com o posicionamento dos seus anúncios. O Google dá a possibilidade de escolher onde e como colocar o seu anúncio, bem como o esquema de cores que pretende utilizar.
    Se imaginar um outdoor, ele provavelmente irá render mais no centro da cidade, numa zona muito movimentada, do que propriamente numa aldeia ou numa estrada onde passa um automóvel de tempos a tempos. Correcto?
    O posicionamento é a chave, juntamente com o jogo de cores que acolhe para o seu blog. Não faça do seu blog uma quinta de publicidade e muito menos utilize um esquema de marketing intrusivo.

É importante ter em conta que o Adsense funciona bem, mas necessita de algum trabalho e muita optimização. Se imaginar que você recebe toneladas de tráfego, mas que os seus anúncios estão mal posicionados ou utilizam um esquema de cores incorrecto, o mais provável é ter rendimentos muito mediocres.
O mesmo pode acontecer se você tiver anúncios muito bem colocados e optimizados, mas não receber visitas no seu blog.

Portanto, Adsense e Tráfego andam sempre de mãos dadas, ainda que seja preciso muito mais do que tráfego para se conseguir rendimentos de qualidade e avultados.
No próximo post vou falar de posicionamento de anúncios e optimização Adsense, que quanto a mim é um dos grandes problemas da blogosfera actual, e quem sabe um problema real seu.

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